LAM (UFPEL) - Laboratório Multilinguagens




Ensino Médio



Depressa e Bem

Dispõe-se, sobre a mesa e ao acaso, os 9 cartões com as faces numeradas viradas para baixo, e colocam-se as fichas num saco. Um dos jogadores tira, sem ver, três fuchas do saco e forma com ele um número de 3 algarismos. Um dos jogadores deve virar 5 cartões com a face voltada pra cima. A seguir , cada um dos jogadores terá que utilizar os algarismos dos cartões virados para calcular o número sorteado com as fichas. Para isso deverá:

- Realizar qualquer operação ( adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, logaritmo, fatorial);

- Utilizar todos ou apenas alguns dos algarismos;

- Fazer os cálculos em 30 segundos.

O vencedor será quem conseguir obter o número sorteado e mais se aproximar dele. 


# Anos Iniciais # Anos Finais # Ensino Médio # Ensino Superior # Números e Operações

Jogo do Troca

Consiste em Tabuleiros coloridos, com questões de matemática, dispostos sobre a mesa cada um de uma determinada cor. As fichas que contêm as respostas são espalhadas sobre a mesa não pode ser vista pelos jogadores. Tal qual um jogo de memória, os participantes retiram da mesa as fichas e caso essas completem o seu tabuleiro, os mesmos terão 20 segundos para encaixá-las à questão correta. Caso o jogador erre a ficha é retirada e disposta na mesa novamente. O diferencial desse jogo é que se o participante vira a ficha troca de determinada cor , deve trocar de tabuleiro com o jogador da cor da ficha virada e as cartas da mesa embaralhadas, ou seja , todos os jogadores devem conhecer as respostas e perguntas de todos os tabuleiros. Vence quem primeiro completar o tabuleiro.


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Tiro ao Alvo


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