LAM (UFPEL) - Laboratório Multilinguagens




Equipe





Coordenação


Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância e coordenadora de estágios no mesmo curso, na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, motivação, feira de matemática, laboratório de ensino e aprendizagem de matemática e estágios curriculares supervisionados.

Rose Adriana Andrade de Miranda

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo EAD. Membro do grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (GAPE/UFPel), desde 2002 e do Grupo de pesquisa Observatório de Culturas Populares (UFPel) desde 2014/01. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação rural, investigação-ação, formação de professores e colaboração educacional, educação infantil, currículo, cultura popular, FOLCLORE, temas geradores, pesquisa sócio antropológica, Educação à distância.





Professores Colaboradores


Lilian Lorenzato Rodriguez

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Licenciatura Em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Faz parte do Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, educação a distância, formação de professores e educação popular. Entre os anos de 2004-2006 desenvolveu atividade docente de assessoria pedagógica na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares vinculadas a Escola de Serviço social da Universidade Católica de Pelotas, onde também foi assessora de avaliação e participou das atividades de formação e pesquisa no Grupo de Pesquisa por Áreas de Intervenção - Pedagógico. Atua desde 2007 como professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - LPD-UFPel-UAB e desde 2012 é coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - CLPD/FaE/UFPel. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa GAPE/Cnpq. Professora Tutora do PET/GAPE e Atua no Laboratório Virtual Multilinguagens que é parte do projeto LIFE Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel.

Silvia Prietsch Wendt

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (1999), Especialização em Matemática pela UFPel (2002) e Mestrado em Ensino de Matemática (2010) pela UNIFRA - Centro Universitário Franciscano - Santa Maria - RS. Já atuou na área da educação no ensino fundamental, médio e superior. É Professora adjunta da UFPel, lotada no IFM - Instituto de Física, atua no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade presencial e a distância. Trabalhou nos programas de educação a distância como: Pró Licenciatura: PRO-LIC 1, PROLIC 2, e Universidade Aberta do Brasil (UAB):UAB1, UAB2, UAB3, UAB4 e UAB5. Já atuou na gestão administrativa como Coordenadora Adjunta UAB/UFPel (Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Pelotas), foi representante suplente da UFPel junto a UNIREDE, e coordenou a CPED - Coordenação de Programas de Educação a Distância na UFPel. Tem experiência na área de Matemática Superior em cursos presenciais e a distância. Atua na Educação Matemática a Distância, principalmente nas áreas: Tutoria, Ensino à distância, Formação de Professores, Videoconferências, preparação de material didático: vídeoaulas e apostilas.

 

 

Antonio Mauricio Medeiros Alves

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1996), Especialização em Educação Matemática (1997), pela mesma universidade, Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto dessa mesma universidade (UFPEL), lotado no Departamento de Educação Matemática (DEMAT) do Instituto de Física e Matemática (IFM). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática (PPGEM) do IFM/UFPel. Pertence aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel) e GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (IFM/UFPEL), do qual é Líder atualmente. Coordena o programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, alfabetização matemática, numeramento, prática e metodologia de ensino de matemática,ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

Thaís Philipsen Grützmann

Doutora em Educação (UFPel/2013); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS/2009); Especialista em Matemática e Linguagem (UFPel/2007); Licenciada em Matemática (UFPel/2005). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atuando no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) - UAB/CAPES e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Tecnologias no Ensino, Educação Inclusiva - Surdez e Surdocegueira, Tutoria e Educação a Distância e Estágio Curricular Supervisionado.

Edgar Ávila Gandra

Graduado em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestre em História Ibero-Americana pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) atuando no Departamento de História, e no Programa de Pós Graduação, nível Mestrado em História PPGH e no Curso de Educação do Campo. Também Leciona no MBA em Gastão de Pessoas -UNICENTRO. Tem experiência de pesquisa em temáticas sobre História do Trabalho e Movimentos sociais.É bolsista do Programa de Estágio Sênior Capes no Exterior. É pós-doutorando na Universidade do Porto-PT

Eduardo Ferreira das Neves Filho

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1995), sob orientação do Prof. Dr. Abel Lassalle Casanave, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), sob orientação do Prof. Dr. Claudio de Almeida e Doutorado em Filosofia, Área de concentração Epistemologia, na Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Darlei Dallagnol (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e tem pesquisado temas de interface entre filosofia da linguagem e epistemologia: Witttgenstein, Paradoxo de Moore.

Keberson Bresolin

Coordenou um dos PIBID Filosofia em 2014, atuando junto ao Laboratório, e desde 2015 é Coordenador da UAB na UFPel, projeto parceiro do LAM.

Keberson Bresolin possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006/I - 2007/II). Doutorado sandwich na PUCRS e na Eberhard Karls Universität Tübingen. Pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen junto ao Prof. Otfried Höffe. A área de atuação é Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e do direito, especialmente no filósofo I. Kant.





Bolsistas de Ensino


Aline Goulart da Silveira

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, com interesse em práticas de ensino de Matemática, na docência dessa disciplina.

Possui experiência como: Monitora no projeto GAMA (Grupo de apoio matemática) ; Monitora do programa Mais Educação 

Atualmente bolsista de extensão do LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores), trabalhando na formulação de materiais para oficinas presencias; Pesquisadora em Análise de estratégias utilizadas por professores da Educação Básica e estudantes de licenciaturas referentes à resolução de situações envolvendo Estruturas Multiplicativas; Professora da Escola Assistencialista de Ensino Fundamental Professora Ulina Bento Lopes.

Kauã Soares de Carvalho

Estudante de Licenciatura em Matemática e bolsista no Laboratório Multilinguagens (LAM) da UFPel através do projeto Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), da Capes. Atuo, entre outras tarefas, estudando e produzindo jogos e materiais didáticos que sirvam como proposta de criação de oficinas de ensino e aprendizagem para professores e alunos da rede pública na Educação Básica em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul. Ademais, estudo a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud buscando compreender, avaliar e propor novas perspectivas na Educação.

 

 

Gabriel Arena Cabral

Acha ridículo escrever em terceira pessoa e é do interior de São Paulo, da cidade de Pederneiras, onde nasceu e morou até os 18 anos. Se formou em Produção Gráfica em 2014 pelo SENAI São Paulo e atualmente estuda e mora em Pelotas, Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Pelotas. Foi competidor de design gráfico nas Olimpíadas do Conhecimento pelo SENAI São Paulo. É bolsista de design digital no Laboratório Virtual Multilinguagens da Universidade Federal de Pelotas.

Viviane Maximiano

Leticia Santos Alves

Graduanda CLMD-UFPel , bolsista GEPAM. Representante discente do Colegiado CLMD.

Dionatan Michel

Bernardo Medeiros

Estudante de Design Digital na Universidade Federal de Pelotas. Bolsista no Laboratório Virtual Multilinguagens. Gosta de fazer projetos de animação, criar mundos, personagens e suas histórias. Ocasionalmente gosta de desenhar. Seu sonho é ser um Game Designer.

Lucia Renata dos Santos Silveira

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática Noturno. Representante discente no Colegiado. Bolsista do GEPAM (Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisa na Área da Matemática), na qual é articuladora dos bolsistas do GEPAM nos polos.

Ana Paula Grosser

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas (UfPel). Já participou de projetos como: PIBID, PET-FÍSICA, Desafio Pré Vestibular e de pesquisa pelo CNPq. Atualmente bolsista de extensão no projeto Laboratório Multilinguagens (LAM).





Bolsistas de Extensão


Aiana Silveira Bilhalva

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, interessada no ensino da matemática e tudo que está relacionado com a área da educação Matemática. Bolsista do PIBID (Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência) de 2014 a 2016, séries iniciais, onde eram desenvolvidas oficinas nas escolas municipais de Pelotas, direcionadas ao uso de materiais manipulativos na área da educação matemática. Atualmente bolsista de extensão do LIFE (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores), trabalhando no auxilio da formulação do manual de estágio para o curso á distância da Matemática e na formulação de materiais para oficinas presencias.

Marcos Aurélio da Silva Martins





Parceiros


Graziele Mônica Cardozo

Técnica em Informática para Internet. Graduanda bacharel em Cinema e Audiovisual pela UFPel, tendo ênfase de interesse na área de roteiro, direção, produção cultural e estéticas visuais. Integrante do projeto de pesquisa e extensão Patafisica - Mediadores do Imaginário, proposto pelo curso das Artes Visuais, para pensar o cinema em relação ao público e sua estética artística. Ex-bolsista do projeto Núcleo de Produção Musical da Discoteca/Rádio Federal FM, visando a produção documental de artistas locais e a sua divulgação focada na cidade de Pelotas - RS. Bolsista do projeto de ensino GEPAM - Grupo de estudos e iniciação à pesquisa na área da matemática, pensando a plataforma online e produção audiovisual para facilitar a aprendizagem de licenciandos.

William Leonardo Peixoto Pereira

Possui Curso Técnico em Logística em 2015, na Faculdade Senac Pelotas 2014/2015,Cursando Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas, Oficineiro na Oficina do Jogo do 15 na 19ª semana da educação, Oficineiro na Oficina do Colégio Pelotense do jogo do troca (sábado em foco).

Isabela Maria

Bolsista do PET/GAPE - Parceira do LAM

Estudante do Curso Cinema e Animação.

 

Bruna Letícia

Bolsista PET/GAPE - Parceira do LAM

Janaina Sória Lenzi

Professora Pesquisadora - UAB. Parceira do LAM.
Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciada em Letras Hab. Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pelotas (2009); Pós Graduação em Tecnologias da Educação à Distância pela Universidade da Cidade de São Paulo (2010), Mestrado em Tecnologias Modernas e Pós Modernas. Foi Coordenadora da Fundação Getúlio Vargas em Pelotas e atualmente é Professora no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: estudos sobre o verbo e o advérbio; sintaxe e semântica do PB; Linguística Cognitiva. 

Jandré Batista

Membro da Equipe Multidisciplinar UAB - Parceiro do LAM

Atualmente, é jornalista do quadro técnico-administrativo em educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e professor-pesquisador da Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPed) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/UAB), com atuação na área de Comunicação/Jornalismo da Equipe Multidisciplinar. Doutorando em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2012), licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 2011) e bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 2009), com período sanduíche na Universidad Católica del Uruguay (UCU).

José Oxlei

Membro da Equipe Multidisciplinar UAB - Parceiro do LAM

Possui graduação em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2014), e formação técnica em Desenho Industrial pelo CEFET-RS (2002). Estagiou no IFSUL-Pelotas no setor de hipermídias, participando na construção de materiais didáticos para educação. Tem experiência na área de Design Gráfico e Digital, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: programação visual, direção de arte, design experiencial, hipermídia e interatividade.

Cristiane Hoffmann Moreira

Coordenadora UAB da UFPel. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas (1985), Especialista em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil (1987), Especialista em Administração Hospitalar, pela Universidade de Ribeirão Preto - SP -Brasil (1996), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela Anhanguera - UNIDERP (2011), Especialista em Metodologias e Gestão para Educação a Distância, pela Universidade Anhanguera - UNIDERP (2012), defendeu sua dissertação de Mestrado em Gestão de Informação da Universidade de Aveiro Portugal, no dia 17 de novembro de 2006. Mestrado revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina em Engenharia de Produção. Ingressou em 2012 no Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas, defendeu sua tese em 30/05/2016, é administradora na Universidade Federal de Pelotas, professora na graduação e na pós-graduação da Faculdade Anhanguera Pelotas. Ministra aulas nos cursos de Administração, Direito, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Civil. Possui experiência nas áreas de Administração Pública, Administração Hospitalar e Gestão da Qualidade. Atua na atualidade em Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Sistemas de Informação e Gestão de Processos.

Jéssica Corrêa Pereira

Graduanda do curso de Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas, bolsista do Programa de Educação Tutorial Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular.

Mayara Goulart Brasil

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas, bolsista do Programa de Educação Tutorial - Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular.