LAM (UFPEL) - Laboratório Multilinguagens




Equipe





Coordenação


Rita de Cássia de Souza Soares Ramos

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Atualmente é coordenadora adjunta do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância e coordenadora de estágios no mesmo curso, na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, motivação, feira de matemática, laboratório de ensino e aprendizagem de matemática e estágios curriculares supervisionados.

Rose Adriana Andrade de Miranda

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2000) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Pelotas, atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo EAD. Membro do grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (GAPE/UFPel), desde 2002 e do Grupo de pesquisa Observatório de Culturas Populares (UFPel) desde 2014/01. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação rural, investigação-ação, formação de professores e colaboração educacional, educação infantil, currículo, cultura popular, FOLCLORE, temas geradores, pesquisa sócio antropológica, Educação à distância.





Professores Colaboradores


Lilian Lorenzato Rodriguez

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (1999), graduação em Licenciatura Em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2002). Faz parte do Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, educação a distância, formação de professores e educação popular. Entre os anos de 2004-2006 desenvolveu atividade docente de assessoria pedagógica na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares vinculadas a Escola de Serviço social da Universidade Católica de Pelotas, onde também foi assessora de avaliação e participou das atividades de formação e pesquisa no Grupo de Pesquisa por Áreas de Intervenção - Pedagógico. Atua desde 2007 como professora no Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - LPD-UFPel-UAB e desde 2012 é coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - CLPD/FaE/UFPel. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa GAPE/Cnpq. Professora Tutora do PET/GAPE e Atua no Laboratório Virtual Multilinguagens que é parte do projeto LIFE Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, da CAPES na UFPel.

Silvia Prietsch Wendt

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (1999), Especialização em Matemática pela UFPel (2002) e Mestrado em Ensino de Matemática (2010) pela UNIFRA - Centro Universitário Franciscano - Santa Maria - RS. Já atuou na área da educação no ensino fundamental, médio e superior. É Professora adjunta da UFPel, lotada no IFM - Instituto de Física, atua no Curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade presencial e a distância. Trabalhou nos programas de educação a distância como: Pró Licenciatura: PRO-LIC 1, PROLIC 2, e Universidade Aberta do Brasil (UAB):UAB1, UAB2, UAB3, UAB4 e UAB5. Já atuou na gestão administrativa como Coordenadora Adjunta UAB/UFPel (Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Pelotas), foi representante suplente da UFPel junto a UNIREDE, e coordenou a CPED - Coordenação de Programas de Educação a Distância na UFPel. Tem experiência na área de Matemática Superior em cursos presenciais e a distância. Atua na Educação Matemática a Distância, principalmente nas áreas: Tutoria, Ensino à distância, Formação de Professores, Videoconferências, preparação de material didático: vídeoaulas e apostilas.

 

 

Antonio Mauricio Medeiros Alves

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1996), Especialização em Educação Matemática (1997), pela mesma universidade, Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professor Adjunto dessa mesma universidade (UFPEL), lotado no Departamento de Educação Matemática (DEMAT) do Instituto de Física e Matemática (IFM). Atua como docente do Curso de Licenciatura em Matemática, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional (PPGECM) da FaE/UFPel e Mestrado (acadêmico) em Educação Matemática (PPGEM) do IFM/UFPel. Pertence aos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (FaE/UFPel) e GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais (IFM/UFPEL), do qual é Líder atualmente. Coordena o programa de formação continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Tem experiência na área da educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nas seguintes áreas: formação de professores, alfabetização matemática, numeramento, prática e metodologia de ensino de matemática,ensino de Matemática nos Anos Iniciais.

Thaís Philipsen Grützmann

Doutora em Educação (UFPel/2013); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS/2009); Especialista em Matemática e Linguagem (UFPel/2007); Licenciada em Matemática (UFPel/2005). Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atuando no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) - UAB/CAPES e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Tecnologias no Ensino, Educação Inclusiva - Surdez e Surdocegueira, Tutoria e Educação a Distância e Estágio Curricular Supervisionado.

Edgar Ávila Gandra

Graduado em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995), Mestre em História Ibero-Americana pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) atuando no Departamento de História, e no Programa de Pós Graduação, nível Mestrado em História PPGH e no Curso de Educação do Campo. Também Leciona no MBA em Gastão de Pessoas -UNICENTRO. Tem experiência de pesquisa em temáticas sobre História do Trabalho e Movimentos sociais.É bolsista do Programa de Estágio Sênior Capes no Exterior. É pós-doutorando na Universidade do Porto-PT

Eduardo Ferreira das Neves Filho

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1995), sob orientação do Prof. Dr. Abel Lassalle Casanave, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), sob orientação do Prof. Dr. Claudio de Almeida e Doutorado em Filosofia, Área de concentração Epistemologia, na Universidade Federal de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Darlei Dallagnol (2008). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e tem pesquisado temas de interface entre filosofia da linguagem e epistemologia: Witttgenstein, Paradoxo de Moore.

Keberson Bresolin

Coordenou um dos PIBID Filosofia em 2014, atuando junto ao Laboratório, e desde 2015 é Coordenador da UAB na UFPel, projeto parceiro do LAM.

Keberson Bresolin possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006/I - 2007/II). Doutorado sandwich na PUCRS e na Eberhard Karls Universität Tübingen. Pós-doutorado na Eberhard Karls Universität Tübingen junto ao Prof. Otfried Höffe. A área de atuação é Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e do direito, especialmente no filósofo I. Kant.





Bolsistas de Ensino


Mônica Falcão Duarte

Estudante de Licenciatura em Matemática, participo como voluntária do projeto Matemática nos bairros, coordenado pela professora Patrícia Fantinel e sou bolsista de ensino no Laboratório de Multilinguagens (LAM)

Andréia Sell Quandt

Aluna do curso de Matemática Licenciatura. Gosto bastante da área de ensino de matemática. Atualmente, bolsista do LAM – Monitoria em Educação Matemática, já atuei como monitora das disciplinas de Geometria Plana e Geometria Espacial no Projeto Grupo de Apoio ao Aprendizado em Matemática e Estatística 2016 do DME

Letiane Ludwig Mielke

Sou estudante do curso de Licenciatura em Matemática Noturno da UFPel. Fui bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2015 a 2017. Atualmente sou bolsista de ensino do Laboratório de Multilinguagens (LAM)

Patrícia Guterres Borges

Estudante do Curso de Licenciatura em Matemática. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 - 2017. E atualmente, bolsista de ensino do Laboratório de Multilinguagens (LAM).





Bolsistas de Extensão


Geraldo Oliveira da Silva

Faço licenciatura em matemática na Universidade Federal de Pelotas, atualmente sou bolsista de oficinas pelo Laboratório de Multilinguagens e sou professor voluntário do Desafio pré-vestibular pela UFPel. Fui bolsista do PIBID (Programa Institucional de bolsa de iniciação a docência) 

Patrícia Casarin Peil

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel. Bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de 2014 à 2017, grupo dos anos iniciais, onde eram desenvolvidas atividades nas escolas Municipais de Pelotas, direcionadas ao uso de materiais manipulativos na área da Educação Matemática. Atualmente Bolsista de Extensão do LAM (Laboratório de Multilinguagens).





Parceiros


Marcos Aurélio da Silva Martins

Bernardo Medeiros

Estudante de Design Digital na Universidade Federal de Pelotas. Bolsista no Laboratório Virtual Multilinguagens. Gosta de fazer projetos de animação, criar mundos, personagens e suas histórias. Ocasionalmente gosta de desenhar. Seu sonho é ser um Game Designer.

Taiane Carrilho Rosa

Sou aluna de Licenciatura em Matemática, cursei magistério no Colégio Pelotense onde estudei com duas alunas surdas, com as quais comecei a aprender Libras, após o Magistério entrei na UFPel no curso de Matemática , onde dei aula no Desafio pré-vestibular, participei do PIBID (Programa Institucional de iniciação a docência). Fiquei um ano afastada e trabalhei como intérprete de Libras em Santo Antônio da Patrulha. E atualmente estou dando continuidade na graduação em Matemática e sou bolsista do Mathlibras pela UFPEL

Diego Domingos Goulart

Atualmente, sou graduando do 4º semestre em Pedagogia (em regime de portador de título) e pós-graduando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Sou licenciado em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (UFPel - 2015/2) e também com formação plena no Ensino Normal com habilitação nos Anos Iniciais e Educação Infantil (Instituto Estadual de Educação Assis Brasil – I.E.E.A.B.). Participo do PET-GAPE como aluno-bolsista desde maio de 2018. Fui monitor-bolsista de Sintaxe e Estudos Gramaticais no Centro de Letras e Comunicação (UFPel) entre 2013 e 2015; Monitor no Programa Mais Educação (MEC) em algumas escolas da Rede Pública de Ensino entre 2012 e 2014; Em 2017, fui aluno-bolsista no Programa Desafio Pré-Universitário Popular - ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel), sob orientação da Dra. Prof. (a) Helenara Plaszewski Facin – onde atuei como Coordenador Pedagógico; nesse espaço, desde 2012 até o presente ano, exerci voluntariamente como Educador na área de Linguagens com ênfase em Leitura e Interpretação de Gêneros Textuais e construção de Texto Dissertativo-Argumentativo voltados ao ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio). Em 2018, além de cursar a graduação e a pós-graduação, participo de um curso semipresencial, intitulado “Curso Desafios na Formação da EJA: Horizontes para Diversidade e Inclusão Social, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Patricia Michie Umetsubo

Faço Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, fui bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e atualmente sou bolsista do Mathlibras pela mesma instituição.

Andressa Lixieski Manske

Estudante de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Pelotas. Participo como voluntária no projeto Matemática no bairro, coordenado pela professora Patrícia Fantinel.

Yasmin Prado de Oliveira

Faço Lincenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)  e sou bolsista PET GAPE (Programa de Educação Tutorial Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular).

Jéssica Corrêa Pereira

Formanda do curso de Jornalismo Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Desde o ano de 2016, é integrante do Programa de Educação Tutorial - Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular. Sendo bolsista de Jornalismo, atua como assessora de comunicação do PET GAPE, além de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, é estagiária de Jornalismo na Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais da Prefeitura Municipal do Rio Grande (SMCRI/PMRG), município onde reside.