LAM (UFPEL) - Laboratório Multilinguagens




Projeto de Ensino




Folclore e Educação


2016. O grupo de estudo Folclore e Educação é fruto da articulação de docentes e discentes que participam do PET GAPE, NUFOLK, do LAM/LIFE, do ECO de Folclore do Curso de Educação do Campo e de pesquisas que trabalham com Cultura popular do Centro de Artes e da Faculdade de Educação. Esses grupos reuniram-se por estarem organizando materiais didáticos para trabalhar com Cultura Popular e Folclore nas escolas públicas e pela necessidade de aprofundarem questões relativas a esses dois temas e suas relações com a Educação, mais especificamente, com Educação popular.



Capacitação em Moodle para Acadêmicos do PET GAPE UFPel


2016. O projeto de ensino busca capacitar acadêmicos vinculados ao PET GAPE no uso de ferramentas digitais de ensino, através do domínio do ambiente moodle, com a finalidade de qualificá-los para o início de ações que envolvam a produção de material didático digital. Devido a necessidade crescente da expansão da produção de materiais didáticos dos acadêmicos vinculados ao PET GAPE, para darem conta das exigências dos diferentes grupos de extensão e pesquisa que participam, é fundamental que o grupo domine o uso e edição de ambientes digitais de aprendizagem. Escolhemos o ambiente moodle, por ser esse o ambiente oficial da Universidade Federal de Pelotas. Nele iremos capacitar os alunos para o uso qualificado de ferramentas digitais na produção de material acadêmico e instrucional, propiciando assim a qualificação de seus processos formativos e das suas produções.



Oficina Interdisciplinar de Mapas e Maquetes na Educação Infantil


2015. O projeto pretende trabalhar com os conteúdos da área de Geografia na Educação Infantil, mais especificamente com a construção da orientação espacial, para sanar sequelas no desenvolvimento espacial dos próprios acadêmicos. Ao final do desenvolvimento do eixo de Abordagens de Pesquisa em Educação IV, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, foi constatado que os acadêmicos do ingresso 3 de Educação do Campo (polos de Hulha Negra, Santana do Livramento, São José do Norte e Sobradinho), necessitavam de reforço na discussão das categorias da área de Geografia e Matemática. Tal reforço mostrou-se mais urgente na parte dos conteúdos que trabalham com desenvolvimento espacial nas crianças na etapa da Educação Infantil. A partir dessa necessidade a equipe pedagógica do curso pensou na possibilidade da oferta de oficinas presenciais e à distância com a intenção de aumentar o arcabouço teórico e prático dos alunos sobre esse assunto.



LVM - Laboratório Virtual Multilinguagens


Desde 2014. Possui caráter interdisciplinar, pois visa promover vídeos nos quais são gravadas oficinas didáticas, geradas a partir de produção de material de apoio pedagógico, com orientação para a prática docente envolvendo pesquisa em desenvolvimento infantil, do raciocínio lógico-matemático nos diferentes níveis de ensino, da relação com os processos de aprendizagem de língua estrangeira, bem como nos processos que envolvam as linguagens artísticas, visuais, teatrais, musicais, de espaço e tempo, ambientais, místicas, filosóficas, históricas, poéticas, corporais, matemáticas, experimentais, verbais e não-verbais, e se justifica pela necessidade de levar a experimentação para a sala de aula, como um recurso de ensino e aprendizagem que vise a compreensão dos conceitos e produção de significados a partir da ação, da experimentação e da reflexão sobre o fazer. Tem como objetivos disseminar a produção acadêmica mediante laboratório virtual multilinguagens, através de um site que contenha vídeos de produção, histórico e utilização de jogos e diversos materiais que envolvam matemática, ciências, história, filosofia e materiais para os anos iniciais, filmar e editar a construção de materiais instrucionais de matemática, ciências, história, filosofia e materiais para os anos iniciais; construir um site de divulgação de materiais;elaborar roteiros de produção de vídeos; produzir materiais instrucionais de matemática, ciências, história, filosofia e materiais para os anos iniciais. Espera-se que o Laboratório Virtual Multilinguagens sirva de apoio ao planejamento de aulas de estudantes dos cursos de Licenciatura e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, bem, como à Comunidade em geral, que se interessar por construção de conceitos de Matemática, Ciências, História, Filosofia e diversas ciências estudadas nos anos iniciais.



GEPAM - Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisas na Área da Matemática


Desde 2014. O Grupo de Estudos e Iniciação à Pesquisas na Área da Matemática é um projeto de ensino proposto pelos estudantes de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância. Visa promover encontros semanais para estudos dos conteúdos de Matemática e para discussões sobre assuntos referentes à Educação Matemática. Os encontros são abertos, mas primordialmente participam estudantes, egressos do curso e equipes docentes dos polos. Para tal, nos encontros os participantes costumas estudar em grupo os assuntos desenvolvidos nos eixos em que os alunos estão matriculados a fim de esclarecer dúvidas sobre os conteúdos desenvolvidos; efetuar a leitura e a discussão dos textos propostos para fichamento nas diferentes disciplinas do curso para a melhor compreensão do tema desenvolvido pelos mesmos, promover reflexões sobre a educação matemática a partir das experiências vividas nos estágios já realizados pelos alunos promovendo uma formação mais segura e preparada para os obstáculos da docência, realizar buscas na área da matemática buscando novos conhecimentos aprimorando a formação acadêmica; organizar e promover encontros com convidados que possam acrescentar novos conhecimentos e experiências aos participantes do grupo, realizar buscas e produzir materiais instrucionais de Matemática abrangendo anos finais e também iniciais do Ensino Fundamental, bem como, o Ensino Médio, e por fim proceder a sistematização de conhecimentos construídos no grupo de estudos.