LAM (UFPEL) - Laboratório Multilinguagens




Projetos de Pesquisa




Análise de estratégias utilizadas por professores da Educação Básica e estudantes de licenciaturas referentes à resolução de situações envolvendo Estruturas Multiplicativas


Desde 2016 A pesquisa versa a respeito de de que maneira participantes de um grupo de estudos semanal que participa de oficinas de Educação Matemática representa situações envolvendo os campos conceituais aditivo e multiplicativo. Busca-se com a análise de tais representações compreender a forma resolução destas situações e identificar os invariantes operatórios presentes nas mesmas. O público alvo é formado por professores da Educação Básica e estudantes das diversas Licenciaturas e de cursos de nível médio ou técnico que habilitam o Magistério para os Anos Iniciais. Os dados serão coletados a partir dos registros escritos, falados e gravados em vídeo, e examinados a partir da Análise Textual Discursiva. Espera-se que mediante o debate do grupo e a análise da produção dos participantes, balizados pela Teoria dos Campos conceituais possa ser construída uma abordagem metodológica que abarque diferentes situações e que seja propícia à realidade de atuação dos docentes envolvidos. A pesquisa busca compreender os processos de constituição de conceitos a partir de situações que envolvam adição e multiplicação, e como consequência espera-se interferir na sala de aula da Educação Básica e promover a diminuição da evasão e reprovação em Matemática.



Ensino Médio Politécnico no RS: Um Olhar a Partir Experiência de Orientadores e Coorientadores de Estágio do CLMD


2015. O Ensino Médio nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul está passando por mudanças curriculares que envolvem bases epistemológicas, sociais, profissionais e didáticas, desta forma, a realidade que o estudante de licenciatura encontra para realizar sua prática de ensino difere substancialmente da que o mesmo vivenciou na Educação Básica. O Ensino Médio Politécnico, proposto pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, demanda que as escolas adaptem aos seus contextos as propostas de iniciação a pesquisa, seminários integradores e outras atividades que buscam inovar e alcançar as novas realidades tecnológicas e profissionais dos estudantes. A partir da pesquisa ação de orientadores e coorientadores de estágios de docência na Educação Básica, especificamente na prática em Matemática no Ensino Médio do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, em mais de 200 escolas, o estudo junto ao grupo de formação de professores a distância de matemática visa compreender os processos que levam os docentes das escolas a olharem para esta proposta e agirem em resposta a mesma, quer ouvir professores, equipes diretivas, alunos e estagiários, para compreender essa mudança, buscamos também, a partir da legislação, dos textos de base e do contato com os proponentes da proposta pedagógica, nos aproximar da fundamentação teórica que sustenta os moldes politécnicos para o Ensino Médio, para entender de forma ampla as mudanças neste nível de ensino, enfocando a área de matemática.



Cultura Litorânea do RS: Semelhanças e Diferenças Entre Comunidades da Orla da Lagoa e Comunidades da Orla Marítima


2014. A presente pesquisa refere-se a um projeto de investigação ação, cujo objetivo é pesquisar a cultura litorânea do Rio Grande do Sul, mapeando suas principais manifestações e identificando semelhanças e diferenças entre comunidades da orla da lagoa e comunidades da orla marítima. A necessidade do projeto nasceu da constatação, após processo de investigação de acadêmicos do curso de Educação do Campo da UFPel sobre as comunidades pesqueiras em que viviam, da quase inexistência de registros sobre a cultura de seus municípios. Ao longo do processo de coleta, registro e mapeamento das diferentes manifestações culturais dos municípios litorâneos do RS, a equipe de pesquisa irá aprofundar, sistematicamente, estudos de autores folcloristas e das área de antropologia e investigação ação educacional.